quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Jogos educativos

  Resolvi postar algo relacionado aos jogos educativos e a importância deles na formação das crianças.

  Os jogos educativos são uma ferramenta eficaz na aprendizagem. Além de serem ótimos presentes criativos, ajudam na motivação da criança, contribuem como estratégias alternativas para o desenvolvimento de conteúdos, na aquisição de certas habilidades, pois muitos possuem mais facilidade para aprender e memorizar através desse método.
Há uma infinidade de jogos, de todos os tipos e formas, os tradicionais jogos de tabuleiro, jogos  com sons, cores, jogos de cartas, jogos corporais, jogos de computador, jogos apenas com papel e lápis, jogos matemáticos. Possuem várias classificações: jogos de construção, treinamento,  estratégicos, de aprofundamento, jogos motores, cognitivos, competitivos, cooperativos, individuais e em grupo.

- Os jogos de construção são utilizados para introduzir algo, para explicar, exemplificar o que precisa ser ensinado e muitas vezes estando por dentro, participando, entendendo a função, as crianças  aprendem muito mais rápido. Quando forem se referir a tal assunto, provavelmente lembrarão da experiência.
- Para as crianças pequenas que estão iniciando o processo de alfabetização, os jogos em que há muitas cores, sons, formatos, influenciam na curiosidade, a criança começa a assimilar as coisas e a distinguir o que é som, cor, forma, letras e números.
- Os jogos de computador e online têm ganhado total força. Hoje, qualquer criança tem acesso, e pelo avanço da tecnologia, não há como evitar, pois é importantíssimo que a criança desenvolva esse conhecimento. Eles ajudam no raciocínio, rapidez, coordenação motora, matemática, memorização, leitura e em diversas outras áreas.
- Existem muitos jogos de tabuleiro e de computador, em que é necessário estratégias para chegar a um objetivo, ajudando no desenvolvimento das crianças  em pensar, achar soluções e tomar decisões.
- Os jogos corporais e as dinâmicas ajudam as crianças  a se expressar melhor, desinibirem, desinibir,  a perder a timidez, ajudam na coordenação motora e nas relações pessoais.
- Os jogos de treinamento são importantes para as crianças memorizarem, praticarem aquilo que já aprenderam. Como exemplo os caça-palavras, palavras-cruzadas, quiz,  ligue os pontos, quebra-cabeça.
- É de grande importância também os jogos cooperativos e em grupo, para desenvolverem desde pequenos o valor do trabalho em grupo, em que é preciso a ajuda e participação de todos.
- Os jogos de perguntas e respostas ajudam na rapidez de raciocínio, na lógica, na forma de pensar, e na memorização de determinado assunto.
- Existem também muitos jogos matemáticos em que há a utilização de peças, que ajudam no aprendizado, na contagem e no raciocínio, assim a matéria não se torna algo tão abstrato.
- Até os simples jogos em que só é preciso uma folha e um lápis possuem grande importância no desenvolvimento, como exemplo o jogo da velha, forca e adedonha.
A competição nos jogos precisa ser abordada de maneira delicada, para não criar uma rivalidade, as crianças precisam aprender a perder e a se posicionar corretamente diante da vitória. E isso precisa ser introduzido desde a infância, pois é algo comum ao longo da vida.  

http://jogos-educativos.info/mos/view/Tipos_de_Jogos/

Postagem feita pela aluna: Larissa Correia Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário