quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Quais você já Brincou ??

Como é bom Relembrar algumas brincadeiras que já fizeram parte da nossa vida !!!
Dessas Brincadeiras citadas abaixo, quais você já brincou ?
Conhece todas ??
Qual foi a que mais te "marcou" ?

BRINCADEIRAS : 
·        AMARELINHA
·       MÃE DA RUA
·         PIPA
·         JOGO DE MÃOS
·         CABO DE GUERRA
·         BATATA-QUENTE
·         ESTÁTUA
·         ADOLETÁ
·         LENGA LA LENGA
·         DANÇA DA LARANJA
·         ​SERRA-SERRA, SERRADOR
·         LIMBO
·         MAMÃE POSSO IR?
·         MORTO-VIVO
·         NÓS QUATRO
·         ESCRAVOS DE JÓ
·         SERPENTE
·         CHARADAS
·         PASSA ANEL
·         RODA DO GATO E RATO
·         ALERTA
·         SUCATA
·         BOLA DE GUDE
·         MALABARISMO
·         PULA ELÁSTICO
·         BARBANTE (CAMA DE GATO)
·         BAMBOLÊ
·         PIÃO
·         PINTURAS
·         PULAR CORDA
·         CANTIGAS DE RODA
·         CORRE COTIA
·         DETETIVE
·         GINCANA
·         STOP
·         TRAVA-LÍNGUAS
·         PALAVRA CERTA
·         TELEFONE SEM FIO
·         VOCÊ VIU O GANSO?
·         CINCO MARIAS
·         ​PETECA
·         XADREZ
·         DAMAS
·         DOMINÓ
·         LOBISOMEM
·         ​DANÇA DAS CAVEIRAS
·         APERTO

Brincadeiras de Alguns Países

Brincadeiras do mundo todo

Saiba como se divertem as crianças de outros países:

Japão: o jô-quem-pô é muito popular neste país. As crianças brincam como aqui, fazendo gestos que representam papel, pedra ou tesoura. A diferença é que lá do outro lado do mundo elas gritam "jan-ken-pon!". 

Alemanha: uma brincadeira que é muito popular entre as crianças alemãs parece-se com o nosso esconde-esconde, mas ao avesso. Neste jogo, apenas uma criança se esconde e todas as outras procuram. Quem encontra a criança escondida fica junto com ela no esconderijo, que vai se enchendo até sobrar uma só criança, que será a próxima a se esconder.

Itália: no jogo "mora", duas pessoas escondem as mãos atrás das costas e ficam de frente uma pra outra. Elas devem escolher uma quantidade de dedos para mostrar, ao mesmo tempo em que tentam imaginar quanto daria a soma de seus dedos com os do outro jogador. Juntas, mostram os dedos e gritam o número que pensam que é a soma. Quem acertar, vence.

Egito: em uma brincadeira típica deste país, as crianças formam um círculo. Alguém inicia o jogo provocando o companheiro do lado com cócegas, caretas, mímicas... Como num telefone sem fio, os participantes vão provocando quem está ao seu lado, e assim por diante. Quem fizer barulho, perde o jogo e deve sair do círculo, até sobrar apenas o vencedor.

Taiwan: num dos jogos preferidos das crianças deste país, a primeira coisa a fazer é escolher quem é a galinha, a águia e os pintinhos. A águia deve tentar pegar os pintinhos, enquanto a galinha tenta defendê-los. O primeiro pintinho que for apanhado vira a águia na próxima rodada.

Colômbia: as crianças gostam de uma brincadeira que também temos aqui. Alguém joga a bola para o alto e grita o nome de outra criança. Esta deve tentar agarrar a bola o mais rápido possível, enquanto o resto da garotada sai correndo. Assim que estiver com a bola nas mãos, a criança grita "Pare!", e as outras devem parar de correr. Aí a que está com a bola dá três passos até a criança mais próxima e tenta acertá-la. 

Fonte: Guia dos Curiosos 
(Retirado do Site http://criancas.uol.com.br/especiais/ult2631u2.jhtm )

POSTAGEM : JÉSSICA CRISTINA S. PEDROSA

Jogos educativos

  Resolvi postar algo relacionado aos jogos educativos e a importância deles na formação das crianças.

  Os jogos educativos são uma ferramenta eficaz na aprendizagem. Além de serem ótimos presentes criativos, ajudam na motivação da criança, contribuem como estratégias alternativas para o desenvolvimento de conteúdos, na aquisição de certas habilidades, pois muitos possuem mais facilidade para aprender e memorizar através desse método.
Há uma infinidade de jogos, de todos os tipos e formas, os tradicionais jogos de tabuleiro, jogos  com sons, cores, jogos de cartas, jogos corporais, jogos de computador, jogos apenas com papel e lápis, jogos matemáticos. Possuem várias classificações: jogos de construção, treinamento,  estratégicos, de aprofundamento, jogos motores, cognitivos, competitivos, cooperativos, individuais e em grupo.

- Os jogos de construção são utilizados para introduzir algo, para explicar, exemplificar o que precisa ser ensinado e muitas vezes estando por dentro, participando, entendendo a função, as crianças  aprendem muito mais rápido. Quando forem se referir a tal assunto, provavelmente lembrarão da experiência.
- Para as crianças pequenas que estão iniciando o processo de alfabetização, os jogos em que há muitas cores, sons, formatos, influenciam na curiosidade, a criança começa a assimilar as coisas e a distinguir o que é som, cor, forma, letras e números.
- Os jogos de computador e online têm ganhado total força. Hoje, qualquer criança tem acesso, e pelo avanço da tecnologia, não há como evitar, pois é importantíssimo que a criança desenvolva esse conhecimento. Eles ajudam no raciocínio, rapidez, coordenação motora, matemática, memorização, leitura e em diversas outras áreas.
- Existem muitos jogos de tabuleiro e de computador, em que é necessário estratégias para chegar a um objetivo, ajudando no desenvolvimento das crianças  em pensar, achar soluções e tomar decisões.
- Os jogos corporais e as dinâmicas ajudam as crianças  a se expressar melhor, desinibirem, desinibir,  a perder a timidez, ajudam na coordenação motora e nas relações pessoais.
- Os jogos de treinamento são importantes para as crianças memorizarem, praticarem aquilo que já aprenderam. Como exemplo os caça-palavras, palavras-cruzadas, quiz,  ligue os pontos, quebra-cabeça.
- É de grande importância também os jogos cooperativos e em grupo, para desenvolverem desde pequenos o valor do trabalho em grupo, em que é preciso a ajuda e participação de todos.
- Os jogos de perguntas e respostas ajudam na rapidez de raciocínio, na lógica, na forma de pensar, e na memorização de determinado assunto.
- Existem também muitos jogos matemáticos em que há a utilização de peças, que ajudam no aprendizado, na contagem e no raciocínio, assim a matéria não se torna algo tão abstrato.
- Até os simples jogos em que só é preciso uma folha e um lápis possuem grande importância no desenvolvimento, como exemplo o jogo da velha, forca e adedonha.
A competição nos jogos precisa ser abordada de maneira delicada, para não criar uma rivalidade, as crianças precisam aprender a perder e a se posicionar corretamente diante da vitória. E isso precisa ser introduzido desde a infância, pois é algo comum ao longo da vida.  

http://jogos-educativos.info/mos/view/Tipos_de_Jogos/

Postagem feita pela aluna: Larissa Correia Araújo
Essa Postagem Dedico principalmente aos Pais
como sugestão de Leitura.
Foi um Trabalho realizado por:
 Sônia Regina Corrêa Mafra no ano de 2008,
 que tem como título/tema O Lúdico e o Desenvolvimento da Criança Deficiente Intelectual

Segue em Anexo o Link:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2444-6.pdf


Vale a pena Ler !!!

POSTAGEM : JÉSSICA CRISTINA

Passeio nas Férias

Ontem a noite, fui ao Minas Shopping, Av. Cristiano Machado, 4000 - União, 31910900 Belo Horizonte, onde estava tendo uma programação especial para as férias da criançada. Procurei pelo Facebook informações da programação e la consta estas informações:
 - Ainda não sabe o que fazer nas férias escolares? 

O Minas Shopping preparou uma super programação para a criançada!
Que tal se divertir com histórias contadas por um urso e uma árvore gigante? A “Floresta Encantada” promete ser a sensação da garotada! A atividade é gratuita e, além de entreter os pequenos, também os ensina sobre a importância de se preservar o meio ambiente. 


                   Clique nas imagens para facilitar a leitura.



Para mais informações, deixo aqui o site do Minas Shopping e a Pagina de Contato do Minas Shopping pelo Facebook:
http://www.minasshopping.com.br/
 https://www.facebook.com/minasshopping

Não fiquei muito tempo para ver a apresentação toda, mas o instante em que estive la, pude perceber o encantamento das crianças pela Arvore Magica, estavam boquiabertos, pois a Arvore piscava os olhos e mexia os lábios como se tivesse conversando realmente com elas.

Postagem feita pela aluna: Carine Amorim Scaldaferri

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Colônia de férias

 Estamos em tempo de férias e com isso, as crianças ficam livres para executarem diversas tarefas. Acho importante que eles não fiquem apenas em casa, vendo televisão ou jogando videogames, com esse post venho mostrar uma ótima opção, tanto para os pais, quanto para as crianças de utilizarem esse tempo de forma divertida e prazerosa: a colônia de férias.

"Colônia de férias é uma programação voltada para crianças, adolescentes e jovens que já se desvincularam do colégio nos períodos de férias. São organizadas por equipes de desporto que buscam incentivar a livre iniciativa, brincadeiras lúdicas, leitura e o contato com a natureza.
Normalmente as colônias de férias ocorrem em clubes, condomínios, parques, escolas e academias que preocupados com a formação e boa ocupação dos futuros cidadãos projetam atividades criativas para descontrair e inserir temas importantes que os auxiliarão perante a sociedade.
As atividades selecionadas para serem aplicadas em colônias de férias podem ser:
Passeios ecológicos
Jogos esportivos e/ou recreativos
Incentivo a arte com aplicação de pintura, origami, dança, teatro, arte circense e outros.
Sala de jogos e karaokê
Torneios
Apresentações com mágicas, música, teatro e outros.
Gincanas aquáticas
Conferências sobre higiene pessoas, primeiros socorros, doenças sexualmente transmissíveis e outras.
Existem colônias de férias que além de se preocupar com os aspectos já citados buscam ainda a proximidade familiar entre pais e filhos. Estas já são voltadas para toda a família com o intuito de unir os pais e filhos a partir de atividades que serão realizadas por tais. Este é uma boa opção para pais que sentem a necessidade de se aproximar de seus filhos de forma a não levantar sentimentos de constrangimento em seus filhos que neste período da vida desejam estar na companhia de amigos a de pais.''
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola



Postagem feita pela aluna: Larissa Correia Araújo

Brinquedos e Brincadeiras para Crianças com Necessidades Especiais


Brinquedos e Brincadeiras para Crianças com Necessidades Especiais
















Pesquisando sobre crianças especiais, descobri uma matéria muito interessante sobre tais crianças e vou compartilha-lá com vocês, pois precisamos saber lidar com todos os tipos de pessoas conhecendo e respeitando suas necessidades e sabendo explorar suas habilidades.



A criança especial como qualquer criança tem um melhor desenvolvimento psico-motor quando é estimulada com brinquedos.
Poucas coisas satisfazem e alegram tanto uma criança quanto as típicas brincadeiras. Infelizmente nossas crianças do mundo atual não dão o devido valor a uma boa brincadeira ao ar livre como antes e não sabem o que estão perdendo, não é, pessoal?
Para as crianças com necessidades especiais, os benefícios das atividades lúdicas são ainda maiores, afinal, é a partir delas que grande parte de seu desenvolvimento acontece. Brincar complementa a reabilitação, pois propicia a qualidade de vida e também os ganhos funcionais.
Para crianças com necessidades especiais as brincadeiras são uma estimulação fundamental para auxiliar na recuperação ou mesmo na criação de mecanismos adaptativos, afirma Germana Savoy, coordenadora da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri). Quando forem comprar os brinquedos, veja as preferências da criança, bem como suas habilidades devem ser priorizadas. “Determinar que a criança com necessidade especial só fique com o brinquedo adaptado é uma forma de excluí-la”, opina Germana.
Ao escolher o brinquedo, o mais importante é o desenvolvimento dos pequenos e não a faixa etária. Não adianta nada ser lindo e não ser adaptado, o que importante de verdade é a dinâmica usada na brincadeira.
Os médicos explicam que durante a brincadeira, a criança deve se sentir valorizada, como por exemplo, na montagem de simples blocos ou simplesmente por apertar um botão.
São esses desafios que estimulam ela a procurar sempre mais. “À medida do possível, as crianças devem ser expostas às experiências e brincadeiras naturais da idade. O importante é ter pessoas preparadas para facilitar e mediar a interação”, alerta.
Brinquedos para crianças especiais
Para chamar a atenção vale tudo; móbiles iluminados, chocalhos, sons, texturas e muito mais, o importante é que o brinquedo seja percebido. Nos casos de crianças de grandes limitações que ficam somente no leito, o canto, música e leitura de contos, são ideais. Para a brincadeira ficar ainda mais dinâmica vale abusar de máscaras, bonecos e fantasias.
Essa dica é ótima para crianças com distúrbios comportamentais. Lanternas, papéis laminados e purpurina são ótimos artefatos usados no estímulo da percepção visual. Com o grande número de informações nos rostos dos bonecos e detalhes contrastantes, a visão é mais trabalhada. Os outros sentidos, tato e audição também devem ser estimulados. Já para as crianças que sofrem com limitações motoras o ideal é que seu acesso aos diversos ambientes seja facilitado para que assim elas possam explorar tudo ao seu redor.
Caso as limitações da criança sejam de origem auditiva, os especialistas indicam brincadeiras corporais como pique esconde, dança e jogos de percussão que permitem que, devido a percepção do som, ampliam a sensibilidade.
Como vimos os brinquedos vão muito além de distrair e animar os pequenos. Usados da forma adequada eles são uma poderosa arma para encarar possíveis limitações das crianças e alcançar inúmeros progressos em seu desenvolvimento.
Via: mulheresgravidas.net
Retirado do site:http://www.klin.com.br/blog/?p=2284
postado pela aluna Lucinéia Barbosa

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Brincadeiras na Praia Itaóca -ES

Bom dia! 
Cheguei ontem de viagem, estava em Itaóca- ES e durante minhas idas na praia pude ver várias brincadeiras e resolvi registra-las para colocar no blog. 
Minha Prima, Ana Carolina brincando de fazer roda, mais conhecido como estrelinha, na areia.

Meus primos, tio e cunhado, jogando vôlei. Lorena, Gabriel, Wander e Geraldo.

Menino indo pro mar com uma prancha de bodyboard, para pegar "jacaré". 
"Pegar um “jacaré” não é nada mais que deslizar com o corpo sobre as ondas." Nesse caso com a prancha. Informação tirada do site: http://esporte.hsw.uol.com.br/como-pegar-jacare.htm

Pai ensinando o filho a empinar a pipa.

Geraldo e Mariela brincando de fazer castelinho, no caso montinho, de areia. 

Esse é o" jacaré" sem a prancha de bodyboard.

Bom galera, é isso ai... Feliz Ano Novo!!!! 

Postagem feita pela aluna: Carine Amorim Scaldaferri

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

PETECA



Buenos!



Agora quero falar um pouco sobre a peteca e registrar a brincadeira com uma "rede" improvisada da galera na rua C aqui no barreirão em uma tarde de sábado.



O Artefato Esportivo



A Peteca é de uma base que concentra a maior parte de seu peso geralmente feito de
borracha, e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilibrio ou orientar sua trajetória no ar quando arremessada. A Peteca era muito utilizada pelos índios como atividade esportiva para ganho de aquecimento corporal durante o inverno.



O Esporte



O jogo de Peteca guarda certas semelhanças com o
voleibol e o Badminton, pelo fato de jogar-se, como estes, em um campo dividido por uma rede. O elemento principal do jogo é a peteca, que se golpeia com mão. A popularidade da peteca como jogo de tempo livre tem crescido constantemente em alguns países europeus, como a Alemanha, onde, para o esporte, existem três federações diferentes.

O jogo consiste em dois ou mais participantes, utilizando-se as mãos, onde a peteca é arremessada ao ar de um jogador para o outro, evitando que ela toque o solo numa área definida. É um
esporte praticado em várias regiões do Brasil, e tem como origem o estado de Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam aquela região, que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados a penas de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão.



Regras



Os jogos podem ser de simples ou duplas, nos moldes de uma partida de tênis. A
quadra apresenta dimensões de 15,0m x 7,5m para duplas e 15,0m x 4,0m para individual, dividido em duas metades, cada uma para o uso de uma das equipes rivais. A altura da rede é variável e depende da idade e do sexo dos participantes. Para jogos da categoria masculino, a rede deverá apresentar uma altura de 2,43m e 2,24m para o feminino e categoria até 12 anos. Detalhes como as dimensões dos quadrados da malha também são especificados: aproximadamente 4 cm por 4 cm. A peteca é posta em jogo através de um saque, no qual o jogador golpeia com a mão ou com a raquete a peteca para que passe por cima da rede. A peteca deve ser jogada para a outra metade da quadra com um único toque, sem que tenha tocado o solo. Atualmente utiliza-se o sistema de vantagens para contagem de pontos. Cada partida é disputada em sets, que chegará ao fim quando uma das equipes alcançar 12 pontos ou após 20 minutos de jogo. O componente que ganhar dois sets primeiro, ganha a partida. Outro detalhe importante é que após o saque, o ponto deverá ser finalizado em 30 segundos, ou senão a vantagem será revertida. As regras completas são muito mais específicas e podem ser encontradas nos sítios das federações de peteca (algumas são listadas na última seção).



Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Peteca













Nas fotos Jonathan , Alex , Ana Carolina e Thâmara.
 
 
Postado por : Lisiane Flores dos Santos

IMAGINAÇÃO E INFÂNCIA



Bom dia !



Hoje quero deixar uma dica , na verdade repassar uma dica . Esta é uma leitura que foi apresentada a nossa turma de Educação Física pelos professores Sílvio e Marcos.



É um texto que fala sobre a importância da imaginação para as crianças.



http://www.scielo.br/pdf/pp/v22n2/v22n2a07.pdf



Abaixo uma foto tirada por mim , com meus sobrinhos e meu filho , que representa o imaginar das crianças.

Neste dia eles fizeram várias brincadeiras e brinquedos com as caixas de papelão e  durex, esta foto apresenta uma das suas criações.


 Maria Eduarda e Richard (sentados) em sua casa e João Vitor ( de pé ) um robô. 
 
 
Postado por Lisiane Flores dos Santos